16 setembro 2006

“FORREST – LULA” (ou MACUNAÍMA GUMP, tanto faz)


por: Wagner Valenti


Todos conhecem o filme Forrest Gump, que narra a história de um imbecil que sobe na vida auxiliado por circunstâncias absurdamente favoráveis.

Pois nós brasileiros temos aqui o “nosso” Forrest Lula (ou Macunaíma Gump - by Nat), pelas razões abaixo apresentadas.

1) Elle pensa que chegou a presidente pela competência, mas foi por uma junção entre sua persistência malufiana e o "mudancismo" do eleitor, que só pelo desejo de mudar, nem se sabe o quê, vota alternadamente em candidatos como Collor e Maluf, e depois em Lula & companhia.

2) Elle pensa que é respeitado lá fora, mas não passa de uma curiosidade zoológica, como o mico-leão dourado. A esquerda romântica de lá acha lindo um operário do terceiro mundo ter virado presidente: Se ele é competente ou não, o terceiro mundo que se dane. Ele recebe essa corda toda e acredita.

3) Elle pensa que trouxe programas sociais, mas a única coisa que o PT fez foi proteger os terroristas sem-terra, e transformar o bolsa-escola em bolsa-esmola.

4) Elle pensa que faz sucesso com a imprensa, mas na verdade contou, pelo menos até os recentes escândalos, com uma imprensa domesticada e cordial.

5) Elle pensa que não existe ninguém que possa questioná-lo tanto em ética quanto em política, mas isso só acontece por que ele nunca se expôs a entrevistas coletivas sérias, com jornalistas especializados, onde teria de dar uma satisfação objetiva de seu desempenho.

6) Elle pensa que é imune a essa crise porque seu percentual de aprovação ainda é alto, mas as pessoas que ainda confiam nele são aquelas tão avessas à leitura quanto seu presidente, e por isso nem sabem o que acontece.

7) Elle pensa que é responsável pelo sucesso da política econômica, mas isso aconteceu porque a diretriz econômica foi a única herança do governo anterior que ele não estragou.

8) Elle pensa que causou o aumento das exportações, embora isso tenha sido conseqüência de uma série de fatores anteriores a seu governo, mais as circunstâncias favoráveis no cenário internacional.

9) Elle pensa que não sofrerá impeachment por estar acima de tudo o que acontece, embora Collor tenha sido defenestrado por muito menos. Na verdade, ele só vai ficar lá porque não interessa a ninguém transformá-lo em mártir, dando-lhe chance de retornar à cena política, ao mesmo tempo que ninguém quer ver o escroto do Alencar tomar o poder e arruinar a política macro-econômica.

Clique aqui e assista ao filme .

Wagner Valenti é professor da USP
Departamento de Biologia Aplicada

9 Comments:

Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

No meu trabalho sempre procurei ficar atento para não levar as pessoas ao seu limite da incompetência. Um excelente técnico se acaba se promovido a supervisor e não tem competência suficiente para a nova função e aí se acaba. Isso ocorre em função do nosso modelo de aumento de renda que passa obrigatoriamente por promoções funcionais.
Uma coisa é certa, perdemos um excelente líder operário ao elevarmos ao seu limite máximo da incompetência, e sem volta.
Amplexos e estou na área, again...

11:47 PM  
Blogger Kafé Roceiro said...

Forrest Gump é mais merecedor de consideração que Lula. Pelo menos a gente tem um certo carinho pelo personagem de Tom Hanks, pelo Lula só escárnio...

6:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre,


Olhando bem o governo do "operário" Lula e de seu partido, chegauei a conclusão que esse retardado, pensa que esta no poder, mas o que há de mais ordinário na elite brasileira manipula esse idiota como fantoche e ele ainda se acha, porque como Gump não consegue ver a realidade.

11:20 PM  
Blogger Saramar said...

Pena que elle é o Forrest Gump do mal que corre contra a nação e não contra o tempo.
Deus nos livre delle para sempre.

1:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Pena é que o Brasil perdeu muito nesses 4 anos de mula lá!! O maior retrocesso brasileiro!

11:22 PM  
Blogger Unknown said...

Acho lamentável que um professor de biologia classifique o personagem de Forrest Gump como IMBENCIL tentando compará-lo ao presidente Lula. Que todos nós que votamos nele estejamos decepcionados é uma coisa, mas fazer esta analogia me parece puro PRECONCEITO E DOS BRABOS!Não só com o presidente, mas com as pessoas que tem Déficit Cognitivo, que era o caso do personagem. É .. se um biólogo(Professor da USP), tem esta postura em relação as pessoas com Necessidades Especiais, que será da Educação deste país?...Não é só o PRESIDENTE QUE NOS DECEPCIONA , MAS PROFESSORES COM ESTE TIPO DE PRECONCEITO!VALHA-NOS QUEM?????

12:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Professor o senhor é um imbecil ou infantilizado?
Você não sabe fazer política sem psicologizar os atores?
Você é barbado, mas infantil.
O que será que seu pai aprontou com você?
Veja Professor como estou tratando psicologizando seus argumentos políticos. Ao fazer tal redução você acaba sendo anulado.
Voc sabia disso? Não!
Por que continua, seu imbecil!
Vamos fazer oposição para valer!

1:02 PM  
Blogger Alexandre, The Great said...

norma regina: "deficit cognitivo" e "portador de necessidades especiais" são expressões politicamente corretas para retardado?
Eis porque vivemos a atual situação.
E "IMBENCIL" é o quê?

2:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabens, professor Valenti.
O senhor faz jus ao seu nome.
Estou em uma fase de total descrença no Brasil. Atos como o seu fazem com que eu possa acreditar que ainda possa haver uma tênue esperança para o Brasil.

7:26 AM  

Postar um comentário

<< Home