22 outubro 2006

"LULA ESCONDE A SUJEIRA" (Hélio Bicudo)


O jurista Hélio Bicudo, de 83 anos, tem uma longa militância em favor dos direitos humanos, na qual se destaca o combate à ação do Esquadrão da Morte paulista, no fim dos anos 60. Relutou muito antes de decidir manifestar sua opinião sobre o governo Lula e o PT, ao qual é filiado há 25 anos. Decidiu falar incentivado pela família e por alguns amigos, inclusive da base petista. "Não posso admitir que dentro da história que venho construindo, muitas vezes penosamente, eu possa ser considerado partícipe do que está acontecendo", disse Bicudo à editora de VEJA - Lucila Soares, a quem concedeu a seguinte entrevista.

O SENHOR ACREDITA QUE O PRESIDENTE LULA SABIA DOS FATOS QUE ESTÃO VINDO A PÚBLICO?

Lula é um homem centralizador. Sempre foi o presidente de fato do partido. É impossível que ele não soubesse como os fundos estavam sendo angariados e gastos e quem era o responsável. Não é porque o sujeito é candidato a presidente que não precisa saber de dinheiro. Pelo contrário. É aí que começa a corrupção.

POR QUE O PRESIDENTE NÃO TOMOU NENHUMA ATITUDE PARA IMPEDIR QUE A SITUAÇÃO CHEGASSE AONDE CHEGOU?

Ele é mestre em esconder a sujeira embaixo do tapete. Sempre agiu dessa forma. Seu pronunciamento de sexta-feira confirma. Lula manteve a postura de que não faz parte disso e não abre espaço para uma discussão pública.

HÁ OUTROS EXEMPLOS DESSA CARACTERÍSTICA?

Há um muito claro. Em 1997, presidi uma comissão de sindicância do PT para apurar denúncias contra o empresário Roberto Teixeira, que estava usando o nome de Lula para obter contratos de prefeituras em São Paulo. A responsabilidade dele ficou claríssima. Foi pedida a instalação de uma comissão de ética, e isso foi deixado de lado por determinação de Lula, porque o Roberto Teixeira é compadre dele . O único punido foi o Paulo de Tarso Venceslau, autor da denúncia. Ainda que não existisse necessariamente um crime, havia um problema sério, ético, político, que tinha de ter sido discutido e não foi. Essas coisas todas vão se acumulando e, no final, acontece o que se vê hoje.

ESSES MESMOS SINAIS ESTÃO PRESENTES NO ASSASSINATO DO PREFEITO DE SANTO ANDRÉ, CELSO DANIEL?

A história de Santo André ainda não está clara. Houve uma intervenção do próprio partido para caracterizar o crime como crime comum, do que eu discordo. Houve a eliminação do Celso, ou porque ele não concordava com a corrupção ou porque ele quis interromper o processo num determinado ponto.

O SENHOR FOI VICE-PREFEITO DE MARTA SUPLICY. COMO FOI PARTICIPAR DE UM GOVERNO PETISTA?

O que me realizou na prefeitura foi constituir a Comissão de Direitos Humanos do município. Fora isso, tudo passou ao largo do meu gabinete, por opção de Marta. E, em dezembro de 2004, já no fim do governo, quando assumi interinamente a prefeitura e houve uma chuva muito forte, com graves prejuízos à população, pude verificar que os serviços públicos estavam totalmente omissos. Convoquei uma reunião do secretariado e apareceram dois ou três. Para mim foi uma experiência extremamente negativa.

EM QUE MOMENTO O SENHOR COMEÇOU A PERCEBER QUE O PARTIDO ESTAVA NO CAMINHO ERRADO?

Quando a direção passou a tomar a frente das campanhas políticas . No início a militância era a grande força eleitoral. Isso foi mudando na medida em que o partido começou a abandonar os princípios éticos. A partir da campanha eleitoral de 1998, instalou-se definitivamente a política de atingir o poder a qualquer preço.

O PRESIDENTE LULA TAMBÉM QUERIA CHEGAR AO PODER A QUALQUER PREÇO?

Sim. Mas ele quer a representatividade, sem o ônus do poder. Ele dividiu o governo como se estivéssemos num sistema parlamentarista. É o chefe do Estado, mas não do governo. Nisso há, aliás, uma clara violação da Constituição, que é presidencialista. A conseqüência foi o aparelhamento do Estado, um governo sem projeto e essa tática de alcançar resultados pela corrupção do Congresso Nacional.

O EX-MINISTRO JOSÉ DIRCEU ERA O PRINCIPAL NOME DESSE GRUPO A QUEM LULA DELEGOU O PODER. QUAL SUA AVALIAÇÃO SOBRE ELE?

Dirceu é um trator. Ele é um homem que luta, sem restrição a meios, pelo poder. Está impregnado desse objetivo. Ele é o melhor representante de um grupo que aspirava ao poder pelo poder, não para fazer as reformas que sempre defendemos. O PT chegou ao governo sem projeto. Se Lula quisesse transformar o sonho petista em realidade, poderia ter se cercado de gente que o ajudaria nisso. Pessoas como Celso Furtado, Maria da Conceição Tavares, Fábio Konder Comparato, Maria Victoria Benevides, Paulo Nogueira Batista Junior trabalharam no programa e foram depois pura e simplesmente deixadas de lado . Foi uma escolha. Que continua. Em vez de buscar as pessoas autênticas, que comungam do ideal que acho que ainda é dele também, Lula se reúne com o Chávez (Hugo Chávez, presidente da Venezuela). Para quê?

O SENHOR TAMBÉM SE CONSIDERA DEIXADO DE LADO?

Eu entrei no PT porque achei que devia entrar, ajudei o Lula em vários momentos porque achei que devia ajudar e nunca pedi nada em troca. Ele é que, espontaneamente, me disse que eu assumiria uma posição. Um dia, o ministro Celso Amorim mandou seu chefe-de-gabinete me oferecer um lugar de conselheiro da Unesco. Eu pedi que me explicasse o que representava exatamente essa posição. A resposta foi: "É formidável. Três viagens por ano a Paris ". Ou seja, estavam me oferecendo uma mordomia. Eu não aceitei.

EM ALGUM OUTRO MOMENTO O SENHOR FOI CHAMADO A COLABORAR COM O GOVERNO?

Sim. O então presidente do PT, José Genoíno, me pediu ajuda para convencer meus amigos deputados federais do PT a retirar seu apoio à formação da CPI dos Correios .

EXISTEM ELEMENTOS PARA QUE SE PEÇA O IMPEACHMENT DO PRESIDENTE?

Os fatos podem vir a caracterizar crime de responsabilidade e, portanto, motivar um pedido de impeachment. Mas eu gostaria de lembrar que as primeiras pessoas que pediram o impeachment de Fernando Collor foram o Lula e eu. O pedido foi engavetado. Só quando houve pressão popular é que se concretizou um processo. Se você não tem apoio popular, isso cai numa discussão de juristas que não leva a nada, a não ser ao prejuízo da democracia.

COMO O SENHOR VÊ O FUTURO DO PT?

Depende muito de como esse processo vai prosseguir. Se continuarmos com uma direção chapa-branca, não vamos chegar a lugar algum – a não ser no "desfazimento" de um partido que poderia ter chegado ao poder para realizar as reformas necessárias, mas só conseguiu promover um grande isolamento do Lula.


Mesmo diante de tantas evidências, de tantos testemunhos como este de um homem probo como Hélio Bicudo, existem aqueles que votarão em Lula no dia 29 de outubro.


"O verdadeiro sábio, é um eterno Aprendiz"

10 Comments:

Blogger Serjão said...

Ainda lerei esta entrevista na VEja. mas eu pensei que ele já tivesse se desfiliado do PT.
A propósito: Pq vc anexou o "the Great"? Que vc era the Great nó já sabíamos. Mas pq só agora? Pintou outro Alexandre na área (rs)?

Um abração

10:20 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bom saber que ainda temos autoridades íntegras como o Professor Hélio Bicudo. Sua ética e coragem devem servir-nos como farol-guia. Estamos numa encruzilhada: ou travamos uma luta sem quartéis contra a indignidade e vileza de nossa elite dirigente ou sucumbimos enquanto nação civilizada. Não se pode exigir isso de um militante do PT, mas o Dr Bicudo podia ter revelado atos e ligações bem mais indignas e vis da parte do PT e Lula.

12:53 PM  
Blogger Santa said...

Alexandre querido,

Este é mais um aviso do que um comentário. Peço desculpas se não visito meus amigos na medida que gostaria. É que infelizmente o problema da minha mão direita retrocedeu. Voltei às sessões de fisioterapia (+ 15). Consigo visitar um a três blogs por dia e tenho que interromper. Isso não impede que leia os blogs. Por outra, só não fechei o blog da santa ainda é porque minha indignação é maior do que a dor física. Bjs. E um Bom domingo!

1:43 PM  
Blogger O Fantasma de Bastiat said...

Eu não tinha lido ainda esta entrevista. Realmente, Bicudo mostra, com ela, que apesar petista até ontem (ou ainda é?), mantém ainda alguma decência.

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria ,imensamente que este senhor Helio Bicudo viesse a publico e falasse de todo as falcatruas que esta partido já cometeu.Que não ficasse só na internet.Sei que é dificil.Que ele tivesse uma tomada de conciencia por ver o seu partido virar nesta quadrilha, que hoje impera neste País.Quando falo que seria dificil ele falar,digo,quase impossivel,por que seria desqualificado pelos seus proprios companheiros.O PT é assim ,que naõ partilha das suas maracutais é inimigo.

5:33 PM  
Blogger Suzy said...

Alexandre, estava bisbilhotando e encontrei seu blog.
"a gente somos inutil", como cantou o Ultraje a Rigor?
Bem, pelo menos povo que aceita tudo isso que assistimos (nem todos indignados, infelizmente) e continua a votar no Lula, é, no mínimo, cúmplice.
Um abraço

http://alkimistasdobrasil.blogspot.com

7:11 PM  
Blogger Saramar said...

Alexandre, antes de comentar, recomendo-lhe uma visita ao blog da Suzy. É excelente.

Há em algumas respostas do eminente político, todas as respostas que precisamos, em especial nesta que descreve a sede de Lula pelo poder e também a figura do sinistro José Dirceu.
São claras, verdadeiras e igualmente assustadoras.

O povo só continua votando nestes indivíduos por absoluta falta de conhecimento, eu acredito.

parabéns pela publicação.

Beijos e boa semana para você.
P.S. sempre soube que você é the great.

8:29 PM  
Blogger marcos said...

Alexandre, é bom ler algo sobre o exercício da ética. É como respirar ar puro nestes dias de ignorância e corrupção. Abraço & stay brilliant.

9:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Os petistas sempre reclamaram das campanhas milionária de alguns partidos. Em 2002 fizeram com que a campanha do PT fosse a mais sofisticada de todas e calaram-se diante dos fatos. Eu estranhei muito a mudança, mas o que eu não sabia era que ali começava o governo da bandalheira.

10:55 PM  
Blogger Kafé Roceiro said...

Entrevista-choque. Mas o que mais choca é realmente sua última pergunta. O Roda Viva ontem, com Alckimim foi muito bom e ele colocou a dúvida, o que concordo plenamente, nos dados de pesquisas dando 20% de vantagem para "El escroto".

8:20 AM  

Postar um comentário

<< Home