11 novembro 2015

NIÓBIO, A RIQUEZA QUE VIROU TABU


O assunto é palpitante, porém mais de 99% do povo brasileiro talvez jamais tenha sequer ouvido falar a respeito. Até dentre aqueles que estudaram a Tabela Periódica dos Elementos há os que ignoram a utilidade e valor deste metal.
Mas afinal, o que é NIÓBIO? Para que serve? Qual o seu valor?
O nióbio é um metal, cuja liga com o aço proporciona o que de mais avançado existe no revestimento de satélites, foguetes, material bélico, computadores e demais itens tecnológicos de ponta.


O Brasil é, há séculos, um exportador de matéria prima (ou comoditties): café, minério de ferro, soja, milho, açúcar, carne, etc. 
Com isso o país arrecada pouco, tendo que exportar quantidades imensas e sempre produzir mais para poder arrecadar e equilibrar a balança comercial. Contudo como explicar que países como Suíça, que não possui um só pé de cacau produza o melhor chocolate do mundo? Que o Japão que não possui nada além de vulcões, terremotos e tsunamis seja uma das maiores potências do globo? Que Israel cuja totalidade do território (menor que o nosso Espírito Santo, diga-se de passagem) é um deserto, seja uma potência tecnológica e tenha agricultura? Que o Canadá, que possui ínfimos 2% das jazidas de NIÓBIO do planeta esteja entre os de melhor qualidade de vida da população nos transportes, na saúde e na educação?
E onde estão as reservas mundiais deste precioso mineral?
No Brasil, ora...
Simplesmente 98% restantes estão em solo brasileiro, mais abundante na região amazônica e, em particular, numa recente área que gerou grande polêmica, inclusive gerando discutível, canhestra e controversa decisão do STF: a reserva Raposa-Serra do Sol.
Imaginem, e não vou me alongar no assunto, o que poderia ser gerado em benefício do povo brasileiro se tais reservas fossem legalmente exploradas (por exemplo: pela nossa VALE)?
Digo "legalmente exploradas" pois não há como garantir que não estejam sendo efetivamente exploradas(por que não estariam, não é mesmo?).
Fica aqui um alerta: estude um pouco mais, leia, interesse-se pelo assunto. Afinal você vive aqui, não é mesmo?

1 Comments:

Blogger MikePernambuco said...

Alexandre meu amigo. Lembra de Bertopernambuco que faziamos comentarios no Blog aluizioamorim ? Se voçe ver essa menssagem me contacta. Estou no Brasil me conta para conversarmos por email bobbb_22@yahoo.com ou no whatsupp 27 99 617 2925

11:07 PM  

Postar um comentário

<< Home