04 abril 2006

CRIME! CRIME! CRIME!



Quem se lembra daquele pesquisador da UFRJ, entrevistado no final do ano passado, que desancava o Presidente da PETROBRÁS e o Governo pela utilização política da maior estatal brasileira no apoio a Evo Morales, quando investimentos da ordem de R$ 1,5 bi eram aplicados na Bolívia sem as indispensáveis garantias contratuais para o Brasil?

Na época, me recordo bem, o ilustrado cientista político alertava a nação para os riscos que a empresa corria ao injetar vultosa quantia num país que atravessava um momento eleitoral delicado, onde a vitória do “líder cocaleiro” era bem previsível, entretanto suas políticas mais do que imprevisíveis, demandando cautela para uma empresa do porte da nossa PETROBRÁS.

Contudo este professor foi negaceado não só pelo Presidente da estatal como por lideranças do governo, foi ridicularizado e o assunto caiu no esquecimento.

Agora o Presidente Evo Morales anuncia, aqui em Belo Horizonte, que todas as jazidas do país pertencem ao povo boliviano (nada mais justo) e que as multinacionais que lá construíram (PETROBRÁS e o consórcio TBG – Gasoduto Bolívia-Brasil) e investiram serão “sócias” de seu governo – minoritárias, é claro – e que ninguém “é dono de nada, a não ser o povo boliviano”. E o nosso “dinheirinho” foi para o “buraquinho” (no diminutivo apenas para rimar).

É impressionante como este (des)governo se utiliza daquilo que é público de forma particularizada. Eles devem pensar – e pensam – que as empresas estatais “lhes pertence”; acredito sinceramente que o “nosso iletrado mandatário” realmente pensa assim, o que não o isenta do crime, obviamente. Para ele o que é PÚBLICO pertence ao governo, ou pior, pertence a ele, quando na verdade a definição de PÚBLICO é aquilo que é de todos – do povo brasileiro. Mas se o Presidente “acha” que pode utilizar de forma particular e partidária as empresas públicas, o mesmo não se pode dizer dos técnicos e executivos que a dirigem. Eles JAMAIS deveriam expor este patrimônio do povo brasileiro ao opróbrio, são conscientes disso.

O caso boliviano não é único. Também na Venezuela – o país do “excesso de democracia” – a PETROBRÁS amargará mais prejuízos, pois recente decreto do “cumpanhêro Chavez” retirou o controle acionário das multinacionais, tornando-as acionistas minoritárias da PDVSA que detém o monopólio da exploração do petróleo e do gás.

E agora? E o gasoduto que a PETROBRÁS investiu e que corre o sério risco de ficar uma parte soterrada e a outra no papel?
É inadmissível que isso ocorra em pleno século XXI, em plena “era da informação”.

Será que estamos todos anestesiados?


Isto é CRIME! É CRIME! É CRIME!

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Alexandre,

enquanto isso pagamos caríssimo por uma gasolina de péssima qualidade. Bem, e agora ainda há um petista na presidência da Petrobras...

9:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Alex! Isso é mais que crime!! Leia o artigo do Bóris Casoy que acabo de postar e avalie vc mesmo. ;-) Bjs

11:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

É por isso tudo que a Petrobrás, esse cabide de emprego, deveria ser privatizada imediatamente. A estatal está entre as que pagam os mais altos salários para um seleto grupo de trabalhadores. O resto é o resto. Nós que pagamos a conta. O último aumento do álcool e da gasolina foi escandaloso, porque não havia nenhum motivo e, ainda, por cima, com o dólar despencando.
Tem que privatizar.
Abs
Aluízio Amorim
http://oquepensaaluizio.zip.net

2:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre, você está certo.
Elle está usando o patrimônio público como se fosse seu para beneficiar seus amigos trogloditas políticos e seu publicitário criminoso, sem levae em consideração os interesses do país.
Iremos amargar anos e anos de prejuízos como consequência dessa insanidade, ou melhor, dessa imoralidade.

Beijos

4:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Looking for information and found it at this great site... Wheelchairs central isuzu auto parts Moving companies in charlotte n.c steroids in sports Buspirone prozac sexual Email+marketing+small+business mexico city sports http://www.sport-caps-making.info/printable-wall-sports-stencils.html North america's oldest sport 14 nike shoes size soccer restore data image Health care services health insurance lead

4:50 AM  

Postar um comentário

<< Home