07 abril 2006

O QUE ESTÁ FALTANDO, HEIN?



Em ordem inversa vamos expor os motivos que fundamentam um processo político de impeachment:

1. o Ministro da Fazenda, dentro do Palácio do Planalto, determina ao Presidente da Caixa Econômica Federal que este quebre o sigilo bancário de um cidadão. Fato consumado, os documentos são entregues à autoridade coatora, na sua residência e à noite, e na presença de dois assessores diretos do Ministro da Justiça.

2. publicado o extrato bancário do cidadão na mídia, e após as inúmeras denúncias do flagrante crime praticado, o Presidente da Caixa Econômica Federal “instaura” uma sindicância com prazo de 15 dias para “apurar” a responsabilidade que era dele mesmo.

3. o relatório final da CPMI dos Correios comprova a existência do maior esquema de corrupção de parlamentares e a maior gatunagem de dinheiro público desviado de empresas estatais jamais visto na história da república, tudo com “provas cabais”, como exigem as “vestais da ética e da moralidade públicas”.

4. a CPI dos Bingos possui provas suficientes, documentais e testemunhais, que já ensejariam a abertura de processos criminais de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, contrabando, peculato, concussão, responsabilidade, ameaça e homicídio, caso tais provas sejam remetidas para o Ministério Público.

5. o publicitário Duda Mendonça declarou, em novembro de 2005, ter recebido numa conta bancária no exterior vários milhões de dólares, como pagamento da campanha eleitoral do PT, o que tornaria nula a eleição dos candidatos financiados por estes recursos, dentre eles o próprio Presidente da República, bem como o partido teria que ter seu registro cassado. As investigações posteriores levadas a efeito pela subcomissão da CPMI dos Correios comprovou tais movimentações.


Muitos mais existem, mas fiquemos apenas nestes – que não são poucos e nem pequenos – para fundamentar o processo.

Mas disto tudo emerge um questionamento – grave – e da resposta dependerá o futuro da democracia no Brasil: sendo o processo de impeachment um processo eminentemente político, onde o denunciado teria todas as chances de se defender perante a nação à qual serve, cujo resultado poderia ser – IMPEDIMENTO ou ABSOLVIÇÃO.

Sendo assim, qual o problema de se iniciar o processo? Por quê o próprio Lula não requer sua submissão ao processo. Não seria ele o maior interessado em esclarecer seus eleitores e calar de vez esta “direita raivosa e denuncista”, “estas elites reacionárias”?
Não seria esta a atitude esperada de uma pessoa que se diz honrada, cuja moral foi o “único legado de sua mãe que nasceu analfabeta”?

Qual é o problema?

O quê está faltando, hein?

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Alexandre,

meses atrás fiz um post dizendo que "não faltava mais nada". Mas, no fundo, falta tudo: oposição que mereça o nome, um legislativo realmente independente, um judiciário mais judicioso, uma OAB que honre seu passado. O Bananão não está somente imerso na corrupção: está em processo de anomia.

Abs., Tambosi

12:09 AM  
Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

Alexandre, sobre seu comentário no meu blog:
O post é cópia do Claudio Abramo e a opinião é dele, não fiz nenhum comentário.
Realmente ficou no vazio a minha intenção. Eu queria postar um e-mail que tambem recebi sobre inversão de valores, com assassinatos de policiais porém as fotos são fortes e estava procurando alternativas. Passei em branco.
Valeu, mas minha intenção é uma serie de comentários sobre inversões de valores e repasse de culpabilidade de forma hierarquica.

5:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá Alexandre! Se não viu, volte e veja o vídeo do jabor, postei há pouco, vale a pena! rsrs. :-) Bjs

6:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Faltam HOMENS!

Abs

8:53 PM  
Blogger Marcello said...

Alexandre,

Concordo com a Gusta.

Todos estão ou com medo ou culpa no cartório.

Abraços.

2:07 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre,


Creio que todos tenham medo do impeachment pela reação que esses bandidos poderiam provocar, achando que eles poderiam incendiar o país como ameaçam.

Eles acreditam que o PT tem muito mais força de mobilização do que tem, muito mais poder sobre a criminalidade do que eu imagino, ou talvez tenha realmente e eu não esteja sabendo, que o MST tenha mais capacidade de guerrilha do que já foi observado e que Lula tenha mesmo a popularidade e domínio sobre a massa que aparenta ter.

Mas o que vejo é que o impeachment faria de Lula um mártir, isso seria a pior coisa a ser feita.

Ele não tem hombridade para reconhecer seus erros, falhas e crimes, continuaria fazendo sua pantomima de trabalhador pobre e oprimido e o povo o recolocaria no poder.


Bom domingo,

Beijo

3:43 AM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Angela.
Seu comentário é muito lúcido, esclarece muito e evidencia o sentimento de grande parcela da população. Mas esses motivos não podem sobrepor as leis e nem manietar aqueles que tem o dever de cumprí-la, senão teremos que admitir que já sofremos o golpe e agora não tem mais jeito.
Diante do exposto, não terei um "bom domingo" como vc me desejou.

8:40 AM  
Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

Alexandre, recebi um comentário do Claudio Abramo no blog e como ele cita o seu e pede resposta, repasso.
Abraços

"1) Surpreeende-me que haja dúvidas quanto à intenção que tive ao reproduzir (e comentar) a tal mensagem em meu blogue, dado que foi explicitada. A menos que eu esteja escrevendo em outro idioma que não o português, não há muito terreno para especulações.

2) Tenho curiosidade em compreender o que se quer dizer com "digo que não entendi a postura do Cláudio Abramo (nenhuma novidade nisso)". Agradeceria se o comentarista em questão pudesse esclarecer, de forma a, talvez, reformar meus hábitos de escrita para me tornar mais compreensível.

--
Posted by C.W. Abramo to O velho Natu, Futebol e Fuxicos... at 4/09/2006 09:53:49 AM

10:14 AM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Considerando a utilização do seu blog para a interlocução, a resposta será postada lá.
Obrigado.

11:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre,

As colocações que fiz são do que observo na reação da oposição e parte do povo.

Eu também não concordo, mas temos que encarar a realidade e arrumarmos alternativas, a lei não esta do nosso lado quando o Ministro da Justiça tem como função principal, se não única, defender esse governo corrupto.

O golpe já foi dado, não podemos nos iludir quanto a isso. Precisamos nos unir para tentarmos reverter o quadro.

Não queria estragar seu domingo e ainda desejo que ele seja muito bom, eu não vejo sinais de que a solução esteja em curso, mas, quando tudo parece perdido é que surgem maneiras de se resolver às questões mais delicadas.

O que nunca se pode perder é a fé em si mesmo e a capacidade de reagir.

Peço desculpas se dei a idéia errada de que nada poderia ser feito, minha posição é justamente contrária. Não estamos podendo contar com a justiça, o povo ainda não caiu na realidade quanto a gravidade da situação que estamos vivendo, mas nem por isso devemos nos conformar.

E conformados não estamos, ou nem estaríamos escrevendo nossos blogs.

Bom domingo, mesmo.

12:47 PM  
Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

Alexandre, o legal de tudo é que comentários são lidos, discutidos e respeitados os ponto de vista, com educação e civilidade.
Uma prova de copiar artigos, claro que citando as fontes, realmente aumenta a visibilidade dos comentários.
Abraços e já estou pronto para ir pro Maraca, espero que saia de lá feliz, não aguento mais gato por lebre, basta no Planalto.

1:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre, boa tarde.
Creio que a reação do PT e do Lulla a um processo de impeachment seria muito diferente da de Collor, que se submeteu ao processo dentro de parâmetros normais de conduta (se é que isso existe).
Os petistas, como sabemos, não têm ética e ignoram a lei cotidianamente.
Assim, creio que o processo poderá sim, convulsionar o país. Nem por isso, deixa de ser salutar.
Creio que chegou de hora de deixarmos de mepurar o país com a barriga e tomas s decisões acertadas para limpar essa lama corrosiva e subversiva de nossas vidas.

Beijos e uma excelente semana para você.

1:42 PM  

Postar um comentário

<< Home