12 agosto 2006

POR QUÊ O BRASIL PRECISA DE EDUCAÇÃO?



Todos os candidatos, sem exceção, durante suas campanhas prometem priorizar a EDUCAÇÃO.
Alguns dizem, após assumir o governo (seja em qual nível for), que seu antecessor “nada fez pela EDUCAÇÃO...” e que “ele está fazendo o que jamais fora feito”.


Infelizmente o conceito de EDUCAÇÃO é abstrato, algo irreal, invisível, volátil, e portanto, impossível de ser “mostrado”; tampouco em 4 anos, ao contrário de uma obra de engenharia.


Talvez por isso a quase totalidade dos governantes brasileiros tendem a “materializar” as promessas de investimento em EDUCAÇÃO através da construção de prédios, ou na reforma de alguns, e ainda há aqueles que, demagogicamente, apostam na miscelânea de “programas assistencialistas” com o ensino – como se quisessem fazer crer que a freqüência na escola pudesse parecer com algo associado a EDUCAÇÃO; numa “mistureba” perversa e escravizante da população.


O que eles jamais fazem, e jamais farão, é atacar o cerne da questão educacional que está no conteúdo dos programas e na filosofia da ESCOLA, como elemento de transformação do ser humano e sua adequação ao terceiro milênio; nesse mister o mestre-escola é um elemento fundamental, e como tal necessita ser “revigorado” e qualificado: não se pode imaginar a ESCOLA sem o professor.


Por outro lado, estes mesmos governantes sabem que tal transformação não ocorrerá em 4 anos, sendo portanto mais fácil construir um prédio do que realizar tal transformação. E aí está fechado o ciclo perverso: o povo sem educação, sem qualificação, sem emprego na sociedade do conhecimento e do consumo; torna-se refém dos “programas populistas-assistencialistas” do tipo “bolsa-isso” e “bolsa-aquilo” que por trás embutem a perversidade do governante na manutenção da pobreza e da falta de EDUCAÇÃO patrocinada por seu governo.


Temos inúmeros exemplos da desqualificação da ESCOLA e o baixo nível de nossos alunos. A cada ano os “provões”, sejam do ensino fundamental, do médio ou superior, nos dão sobejas provas de que a qualidade está beirando o “meio-fio”, e, em muitos casos, já desceu pelo “bueiro”.

Apenas para ilustrar o que tentamos resumir acima, vejam o exemplo extraído de uma prova realizada por um aluno do ensino médio do Rio de Janeiro que “estuda” num colégio particular.


Questão da prova final do Colégio Objetivo.

"Faça uma análise sobre a importância do Vale do Paraíba"


Resposta do aluno:
"O Vale do Paraíba é de suma importância, pois não podemos discriminar esses importantes cidadãos. Já que existem o Vale-Transporte e o Vale do Idoso, por que não existir também o Vale do Paraíba? Além disso, sabemos que os Paraíbas, de um modo geral, trabalham em obras ou portarias de edifícios e ganham pouco. Então, o dinheiro que entra no meio do mês (que é o Vale), é muito importante para ele equilibrar a sua renda familiar."

14 Comments:

Blogger O Fantasma de Bastiat said...

Caro Alexandre, este último parágrafo seria realmente engraçadíssimo - se não fosse trágico. E a nossa tragédia educacional só cresce...
Um abração.

5:55 PM  
Blogger Al Berto said...

Viva Alexandre:

Se o puto "fala" assim do Vale do Paraíba imagine-o a fazer contas.
Ainda vai chegar á conclusão de que afinal a Terra é quadrada.

Um abraço,

8:23 PM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Mostardinha.

Curiosos os adjetivos d'além mar...

9:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre, boa noite.

Excelente artigo (lugar comum!)
Os exemplos do quanto você está certo são inúmeros, bastando lembrar Coréia e Japão, os mais visíveis porque devastado spela guerra, conseguiram, em 50 anos se tornar potências mundiais, graças ao investimento maciço em educação.
Concordo com o Nemerson e confesso que cheguei a dar boas e envergonhadas risadas com a resposta do aluno.
Enquanto tivermos alunos em lombos de jegues e em salas de aula sem teto, enquanto tivermos professores marxistas atrofiando o cérebro de nossas crianças, enquanto tivermos governos (?) que investem em sua própria e ridícula figura (e aqui incluo todos), este pobre país continuará miserável, ignorante, atrasado e, mais grave, sujeito a ser refém dos tiranetes de plantão que sonham em implantar seus reinos medíocres à custa do trabalho dos cidadãos.
Desculpe o tom do comentário, mas anda muito indignada.

Beijos

10:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

Trgédia é a doutrinação ideológica nas escolas.
Um trecho de Diego Casagrande no caso da menina de 11 anos de Bagé(RS) que indagou: Mamãe, vovô é latifundiário?
"João Pedro Stédile, o líder do criminoso MST que há pouco tempo sugeriu o assassinato dos produtores rurais brasileiros. O mesmo líder que incentiva a invasão, destruição e o roubo do que aos outros pertence. Ele relata como funciona o movimento e se embriaga em palavras ao descrever que “meninos e meninas, a nova geração de assentados... formam filas na frente da escola, cantam o hino do Movimento dos Sem-Terra e assistem ao hasteamento da bandeira do MST”.
Essa é a revolução silenciosa a que me refiro, que faz um texto lixo dentro de um livro lixo parar na mesa de crianças, cujas consciências em formação deveriam ser respeitadas. Nada mais totalitário. Nada mais antidemocrático. Serviria direitinho em uma escola de inspiração nazi-fascista."
http://www.blogdodiego.com.br/index.php?flavor=lerArtigo&id=419

11:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Olá ALEXANDRE! A educação deveria começar pelo presidente, um presidente SEM EDUCAÇÃO nem deveria poder ser candidato. VEJA ESSA: Postei lá a cronologia política de Alckmin e Lula, SEM COMPARAÇÃO! rsrs. O Lula marcou jantar na hora do debate da Band (2a.feira) Foge mulla! rsrs :-) bjs

11:22 PM  
Blogger Soube said...

Alexandre!
Educação...
Tema tão caro e ao mesmo tempo tão banalizado. Misturam alhos com bugalho, como se a educação fosse resolver o problema da criminalidade. Como se não tivéssemos "educados" cometendo crimes.
Confundem educação formal (escolar) com educação humana (cidadã).
Há uma crise grande de valores no Brasil. Não sabemos mais o que queremos...

11:34 PM  
Blogger Clau said...

Que perola Alex! E o curso ainda se chama 'Objetivo'... E' a geracao de 'Lulinhas' que estamos alimentando!
A pergunta que nao quer calar: vi a entrevista e ate' agora me pergunto sobre aqueles livros todos e a cadeirinha que deixou lulinha pequenininho... quanta mancada. Bjs

6:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre: Fiz uma descoberta, criar pânico na população faz parte de um golpe que Lula quer nos dar, igual ao que fez Fidel Castro, postei lá. :-) bjs

12:21 PM  
Blogger Kafé Roceiro said...

Cristóvam Buarque levanta essa bandeira como se fosse o pó do pirlimpimpim. Arre!

10:17 PM  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Os argumentos do seu texto estão corretos, porém..

Notícia:
Ontem a reprovação do aluno estava proibida até a 4 série, hoje está proibida até a oitava série.

Resultado:
Analfabetismo funcional até a oitava série.

Reflexão:
Na visão da classe politica inteira, não importando o partido político, sai mais barato impedir a repetência e manter o idiota do aluninho analfabeto ou semi-analfabeto e mais tarde induzi-lo a votar útil do que construir escolas no ritmo do crescimento da população.

A verba some de qualquer maneira.
No caso do Rio a verba da educação, certamente vai para a construção do PAM.

Quando um político fala que vai tratar da educação.. É exatamente isso o que ele não vai tratar.

1:42 AM  
Blogger Da C.I.A. said...

O pior é que tudo no Brasil, todas as discussões de problemas limitam-se a uma palavra: recursos. Tem problemas na Saúde? Ah, a Saúde precisa de mais recursos. TEmos muitos crimes? Mais recursos para as polícias. Educação tá ruim? Ok, vamos lá com mais um imposto para angariar RECURSOS para a Educação.
O fato é que nossos governantes são péssimos gerentes e fracos de idéias. O caso da educação é exemplo: Gasta-se uma montanha de dinheiro para formar um bando de semi-analfabetos.

9:08 AM  
Anonymous Anônimo said...

URGENTE ALEXANDRE! PERIGO PARA AMÉRICA LATINA: Postei importante vídeo onde César Maia faz um relato importante sobre América Latina, gostaria que o assistisse. :-) bjs

12:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

That's a great story. Waiting for more. delta dental plan of florida Confederate pants using email for fax See a dentist or a doctor about tmj

1:18 AM  

Postar um comentário

<< Home