23 novembro 2006

OS "NOVOS IRMÃOS WRIGHT"



Há exatos 40 anos, o cientista cearense Expedito Parente criou o biodiesel, um óleo combustível derivado de plantas oleaginosas capaz de substituir, com vantagens, o diesel derivado de petróleo usado pelas indústrias pesadas, caminhões, usinas geradoras e outros equipamentos.

Surgia a descoberta que poderia revolucionar o mundo no que tange à produção de combustíveis de fonte renováveis.
A coisa era tão séria que o então ministro da Aeronáutica, Délio Jardim de Matos, entusiasmado, mandou que as pesquisas de Expedito continuassem no Centro Tecnológico da Aeronáutica ( CTA ), em São José dos Campos.

O período era do Governo Militar e nada foi revelado sobre o trabalho, considerado assunto reservado e de segurança nacional. Logo o biodiesel provou ser o combustível do futuro, nascido do país que tem melhores condições em todo o mundo para produzí-lo: a nossa Pindorama.

Entre 1980 e 1984, foram produzidos mais de 300 mil litros do óleo, utilizados em testes.
Paralelamente, Expedito criou o bioquerosene, também originário de oleaginosas, substituto do querosene de aviação. E no dia 24 de outubro de 1984, o ´dia do aviador´, um ´Bandeirante´ da FAB decolou de São José dos Campos usando o bioquerosene como combustível.
O teste foi um sucesso.

Em 1980, em Fortaleza, o vice-presidente da República, Aureliano Chaves, e o governador Virgílio Távora, este um dos grandes incentivadores das pesquisas do professor cearense, inauguraram ali, a margem da BR-116, a primeira usina produtora de biodiesel, montada pelo Expedito e seu fiel auxiliar Alfredo Rafael Campi, o Lelo.

Em 2001, Expedito Parente criou a TECBIO, uma empresa que fabrica equipamentos para a produção de biodiesel. De lá para cá, centenas dessas unidades foram montadas no País, produzindo combustível para prefeituras, indústrias, universidades etc. Contar essa pequena história do biodiesel é fazer justiça ao seu verdadeiro criador, que não teve a sorte de ser um professor de Harvard. Se fosse, talvez, já tivesse até abocanhado um prêmio Nobel.

Mas o assunto vem à tona apenas para alertar os incautos para essa propaganda enganosa do governo do PT, que ora gasta o dinheiro do contribuinte para mentir aos brasileiros, dizendo que o biodiesel é uma criação do governo Lula, assim como tudo de bom que se fez nesse País desde 1500.


O que o presidente chama de ´biudiziú´ nada mais é do que o biodiesel inventado por Expedito Parente.

Logo quando se comemoram os 100 anos do vôo de Santos Dumont no 14 Bis, Lula e sua companheirada aparecem como os “novos irmãos Wright” do biodiesel .




(Oliver Wright)

6 Comments:

Blogger Jorge Sobesta said...

Alexandre,

Grande analogia!
O único mérito do PT vai ser análogo ao Proálcool, ou seja, fracasso.

Aliás. o projeto já tem nome, tipo Prómamona? hehe

Um abraço.

3:34 PM  
Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

Até os Orgãos Governamentais sabem que falácias existem...

http://www.radiobras.gov.br/
materia_i_2004.php?materia=240552&editoria=

12:57 AM  
Blogger Santa said...

Alexandre,

Abdel Kareem Nabil Soliman, um bloguer egípcio de 22 anos encontra-se preso pelas autoridades devido a opiniões publicadas no seu blog. http://karam903.blogspot.com/

Convido todos os que por aqui passam a assinar a petição online pedindo a sua libertação. Mais informação disponível no site Free Kareem!

Petição:
http://www.hamsaweb.com/c2/home.php?id=Kareem

12:44 PM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Santa.
Visitei o site e assinei a petição.
Doravante sou também um revolucionário.
Um beijo,

7:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria que lê-se em meu blog o texto "Tratar igualmente os desiguais não reduz a desiguladade" e escreve sua opinião.

www.blogdopatrick.blogspot.com com

7:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eles escondem as verdades:
1°-mamona não da para fazer biodiesel!
2°- Dá para misturar óleo vegetal sem ser biodiesel em até 5%, para que fazer biodiesel?
3°- Não é melhor usar óleo vegetal puro a 100% gerando economia para usuário?, tenologia Elsbett - www.elsbett.com.br
4°- Biodiesel encareceu o preço do diesel, saiu no jornal!! pesquise no google e verá!

1:28 PM  

Postar um comentário

<< Home