28 dezembro 2006

ADEUS ANO VELHO ... (E NÃO VOLTE NUNCA MAIS ! )








A madrugada desta última 5ª feira (28/12) foi o pano de fundo para mais um espetáculo de horror na nossa querida (e combalida) “ex- Cidade Maravilhosa”.



Uma onda de ataques simultâneos de traficantes contra alvos policiais e civis foram desencadeados a partir das 18:00 horas de 4ª feira e adentrou a madrugada, persistindo até o momento do fechamento deste artigo.
A exemplo dos ataques ocorridos no estado de São Paulo em maio deste ano, desencadeados pela quadrilha auto denominada PCC (observem que não os qualifico de “organização”), os ataques no Rio de Janeiro originaram-se de ordens perpassadas “intra muros” por determinado facínora que cumpre pena em “penitenciária de segurança mínima” (caso contrário, como teria ordenado tais ataques?).



As similitudes dos ataques no Rio de Janeiro com os de São Paulo não ficam apenas nesta particularidade, mas no modus operandi contra instalações policiais e também nas versões contrapostas de autoridades públicas como a do Secretário Estadual de Segurança versus a do Secretário Estadual de Administração Penitenciária e, ambos, divergindo da última versão: a da “governadora” Rosinha Garotinho.

O primeiro afirmando que os marginais estariam “respondendo” a uma possível mudança que estaria porvir no sistema penitenciário com a troca da cúpula daquela Secretaria administrada por Astério Pereira dos Santos; este, por sua vez, dizendo que os ataques teriam sido previstos e relatados e seriam uma retaliação as ações das milícias que estariam tomando as favelas e expulsando o tráfico de seus redutos.


A “governadora”, última autoridade a se pronunciar, pois paradoxalmente aguardava a implosão de um complexo penitenciário localizado no centro da cidade - Complexo Penitenciário Frei Caneca(um Carandiru carioca), manifestou-se afirmando que os ataques seriam em retaliação ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) que estaria retirando determinados privilégios dos detentos.

Na “guerra” das versões temos outras tantas, produzidas pelos “ólogos” da segurança pública convocados a se manifestarem por uma mídia “perplexa” e sensacionalista, e pela do Prefeito, a qual incluo neste contexto e se assemelha à do Secretário do Sistema Penitenciário.


Do rescaldo de todo este blá-blá-blá restam as tristes imagens dos danos ao patrimônio, das vidas ceifadas (de policiais e das vítimas civis inocentes, tão somente) e as lembranças de um ano que gostaríamos que fosse apagado da história “destepaízzz”.

10 Comments:

Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

O País está totalmente desgovernado, sem comando.
Crise aérea, bandidagem, caos e o presidente discutindo a Presidência da Câmara e Senado. Fazendo média e negociatas com o Ministério. Congressistas aplicando aumentos em causa própria.

Falam das milícias, que nada mais é do que segurança privada de pobre. É um mal menor nesse momento, se eles estão expulsando traficantes, o que deveria ser feito pelo governo e não foi, que se aliem a eles para acabar com essa raça de criminosos. Depois o Estado que assuma suas funções com competência.
Discutir agora causas e culpas é mero jogo de cena de quem tem interesse em que continue a baderna e matança.
O Governo tem que tomar uma posição de colocar até os militares na rua, decretar Estado de Sítio, sei lá, o que não pode é mais inocentes morrerem por culpa da insegurança.

8:01 PM  
Blogger Blogildo said...

O que aconteceu em São Paulo e agora no Rio não é acaso. É método. Essa administração atual dá sinais estranhos quando se trata de segurança pública. Redução de verbas para segurança em todos os estados? Não é possível que seja só coincidência.

O Brasil caminha a passos largos para uma ditadura vermelha.

9:52 AM  
Blogger Suzy said...

Alexandre, acho que existe alguma coisa por trás das "versões"...muito bem orquetrado, não pode ser coisa de criminoso local, é terrorismo. Como em toda investigação, fica a 1ª pergunta básica: a quem interessa? traficante "queima" dinheiro?
Adorei seu post, meu amigo, sempre indo mais fundo...

Será feliz(??????) o ano muito mais velho que novo?

Mas desejo que você realize seus melhores sonhos, indepentente da data.

Grande abraço

1:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre,

Feliz 2007 pra você e sua família. Continuaremos na nossa luta diária dentro da blogosfera.

Patrick Gleber
www.blogdopatrick.blogspot.com

7:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Meu caro amigo, vc não imagina como me dói ver o meu Rio neste estado. Minha cidade maravilhosa, tão linda, tão alegre, hoje mais parecendo um campo de batalha.
Concordo plenamente com o Blogildo, não é acaso e sim método.
Nunca se esqueça q a FARC, grande fornecedora dos morros do Rio e de todo o Brasil, faz parte atuante do Foro de São Paulo, onde Lula é presidente vitalício e tb um de seus criadores.
Nada é por acaso, existe um plano concreto e pre determinado em tudo o q esses criminosos fazem e a origem está bem clara e é vermelha.
(aliás uma cor muito apropriada, por q é a cor do sangue derramado por todas as vítimas desses mafiosos)

7:51 PM  
Blogger Santa said...

Alexandre,

"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."
Mário Quintana

Desejo que 2007 seja o grande ano de sua vida...Bjs

9:37 AM  
Blogger CAntonio said...

Passei pra te desejar um ano de 2007 cheio de realizações.

Em 2007 estaremos a postos e "operandi".

Saudações,

9:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre meu caro,
O assunto já passou de sério para dramático. E, como se não bastasse, o desgoverno do Rio de Janeiro aliado ao Federal, tem deixado esse paraíso na mão dá marginalia, produzindo uma má notícia no exterior, fazendo o terror da população e perdendo milhões de dólares pelo comércio, turismo e prestação de serviços. Isso é uma vergonha, como diria o sumido Boris! Aliás, sumiram até com o Boris...
Parabéns pelo seu blogue e apareça no meu quando for possível.
.-.-.-
DESEJO UM 2007 de realizações, esperança e muita garra para vencer as agruras impostas de cima pra baixo, nessa pirâmide ofuscada de poder.
Saúde, paz e muito amor são o meu desejo.
E o merecido sucesso
Abs

3:11 PM  
Blogger Moita said...

Caro Amigo Alexandre

2006 foi,
verdadeiramente, "o ano que não terminou".

Foi uma grande idéia tê-lo conhecido.

Feliz 2007

Abraços

7:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ale,
espero que em 2007 tenhamos muita alegria e harmonia pra viver toda a politica que esta por vir...
bjKa´s

2:26 PM  

Postar um comentário

<< Home