21 abril 2006

Voto Nulo: a palavra oficial do TSE


Finalmente o esclarecimento sobre o assunto mais polêmico dos últimos tempos - o VOTO NULO.


artigo 224 do Código Eleitoral:
"Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias".


Para quem ainda tem alguma dúvida, recomendo a leitura do artigo em: http://www.srparlamentar.blogger.com.br/votonulo.html

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hoje é dia de Tiradentes e de Celso Daniel (Leva-se muitos anos para transformar alguém em mártir, e segundos para tirar-lhe a vida "VLF") :-) Bjs

5:32 PM  
Blogger Saramar said...

Alexandre, boa noite.
Mas essa redão para imm, ainda é dúbia. Isso ´concomitante, ou será uma a uma das esferas?
Irei ler lá no blog indicado.
Obrigada.

Beijos

7:18 PM  
Blogger Luiz Carlos FS Marques said...

Ufa!
Queria postar algo sobre votos nulos e branso, vim até aqui para te pedir algo e... achei
Valeu, postei.
Amplexos e grato

2:19 AM  
Blogger Ozéas said...

Mas de que adianta o voto nulo senão para amrcar novas eleições?
Ninguém ganha, todos perdem e principalmente nós, até porque se "elles" conseguirem os 50%+1, levarão para o poder somente os seus.
Abç

11:41 PM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Sim, professor Ozéas. Não sou um dos pregadores do VOTO NULO, exceto para o Legislativo e em alguns casos, estaduais e municipais. O objetivo do post é o esclarecimento e não a formação de opinião.
Compartilho do mesmo pensamento que vc. Neste momento o voto nulo só irá favorecer a "quadrilha do poder".

Obrigado.

11:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ale,

Adorei o post e a indicação.

Bjs, Cath

1:40 AM  
Blogger Camarada Arcanjo said...

Ozéas e Alexandre,

Caroa amigos este assunto é pertinente e relevante.
O voto nulo é inócuo dentro deste processo eleitoral. Vamos entender e concordar com isso, certo? Inócuo, porque mesmo que 98%, ou mais, dos eleitores votarem nulo, 20 dias, ou no máximo 40 dias, depois a mesma canalha está de volta com sorrisos e respostas evasivas para as mais sérias questões sociais ou nacionais. Correto? Você concordam com isso.

A questão que eu coloco para os amigos é:
Como e quando fazer para transformar o processo eleitoral, de modo que este espelhe realmente a vontade popular. Num processo em que você só pode dizer sim é impossível extrair a vontade popular.

Se não vejamos. Atualmente o processo eleitoral filtra por sistemas e critérios próprios, e a revelia do eleitor, quem ficará exposto ao seu crivo no próximo pleito.
As mazelas que advem daí, já conhecemos.

O processo eleitoral se transformou definitivamente, num simples referendo, em que você diz apenas SIM para este ou para aquele. Mas você deve dizer apenas SIM. Porque o cidadão quando quer dizer NÂO é execrado, taxado de louco e inconseqüente. Isso faz parte do processo eleitoral, que eu agora descarto.

Eu quero negar este processo eleitoral inteiro. Nominadamente, não darei autorização para o Lula governar de novo. Também não darei autorização para o Itamar, Alkimim, Garotinho, Heloisa Helena ou Enéas governarem em meu nome.

Que o processo eleitoral é viciado sabemos, porém eu desejo alterar este processo para que nós povo brasileiro tenhamos voz na política e não apenas dizer SIM para este, ou dizer SIM sempre sim, para aquele outro.

O difícil nesta história toda é fazer entender as pessoas, que elas podem se abstrair deste processo, e dizer NÂO a este processo. E dizer NÂO a todos esses candidatos, nada cândidos, que temos na atual disputa.

Finalizando, pense comigo. Se quem nunca votou no PT, como eu. Na última eleição para presidente, todos tivessem votado nulo, como eu queria votar, e não fiz. Atendendo a pedidos votei neste calango ladrão. Hoje, o calango não arrotaria, que ganhou a eleição com 52.000.000 de votos. Ele teria no máximo 20 milhões, que é o que a esquerda ligada ao PT sempre conseguiu, no máximo. Hoje, não teríamos uma oposição tão melindrada com a popularidade do calango e o impeachment seria levado a cabo.

Eu voto nulo, até que não exista mais a figura do suplente, e dos vices. Voto nulo até que apareça um candidato bom, que valha o risco. Estes que aí estão, não valem nada.

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahahah

muito bom o texto ai de cima, sinceras palavras!!!!


Dane-se a TSE, porque a campanha do vote nulo continua, podem manipular as leis e mudar a sua regulamentação, mas não podem mudar nossos pensamentos, nossa forma de pensar continua a mesma, e podem cortar até nosso direito de voto, mas vão ter que cortar muito mais que isso, nossas cabeças p/ que aplaudimos o abuso de poder.

9:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

hahahah

muito bom o texto ai de cima, sinceras palavras!!!!


Dane-se a TSE, porque a campanha do vote nulo continua, podem manipular as leis e mudar a sua regulamentação, mas não podem mudar nossos pensamentos, nossa forma de pensar continua a mesma, e podem cortar até nosso direito de voto, mas vão ter que cortar muito mais que isso, nossas cabeças p/ que aplaudimos o abuso de poder.

9:32 PM  

Postar um comentário

<< Home