01 maio 2006

INVESTIGAÇÃO? ONDE?

PT aprova investigação interna só para dezembro

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou neste domingo, durante o 13º Encontro Nacional da legenda, uma emenda que pede ao Diretório Nacional apuração sobre as responsabilidades de petistas que cometeram desvios éticos e financeiros durante a campanha e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, a investigação apenas será discutida em dezembro, no 3º Congresso do PT, após as eleições.

"A idéia não é responsabilizar individualmente os membros do partido, mas sim os motivos que levaram eles a agir assim. O partido sabe que errou, só que agora não é o momento de caça às bruxas", afirmou o presidente do partido, Ricardo Berzoini.

Dois dos deputados que serão investigados, José Mentor e Professor Luizinho, afirmaram durante o evento que estão tranqüilos sobre sua situação.
"Fui absolvido e não estou preocupado. O partido já está investigando", afirmou Mentor.

O deputado foi absolvido na semana retrasada pelo plenário da Câmara da acusação de ter recebido R$ 120 mil com o esquema do "mensalão".

Já Luizinho disse não se sentir constrangido com a decisão do partido.
"Foi provado que sou inocente. As provas é que valem. Estou tranqüilo com meu partido e minha consciência", disse.

A emenda fará parte do documento final do encontro que ocorre na quadra do Sindicato dos Bancários e termina hoje. Segundo o texto
"o PT reitera a condenação às práticas inaceitáveis de financiamento de campanha e promiscuidade na relação interpartidária que causaram enormes danos à imagem, ao patrimônio ético, ao ideário socialista e democrático do partido".
De acordo com a emenda, tais atitudes "deram pretextos para tentativas de desestabilização do governo". "O 13º Encontro considera que não se esgotou no interior do PT o processo de discussão sobre as origens da crise que vivemos em 2005 e de apuração de responsabilidades. Tampouco se encerrou na sociedade nossa luta por uma reforma política pelo financiamento público de campanha", afirma a emenda. A emenda determina ainda que o Diretório Nacional regulamente os prazos e procedimentos para "realizar o processo de apuração das responsabilidades relacionadas à crise pela qual o PT passou em 2005".

Redação Terra



O PT diz que irá investigar todos os integrantes que cometeram “desvios éticos e financeiros”, mas só após as eleições, pois “...agora o momento não é de caça as bruxas”, diz Ricardo Berzoini.

Dois petistas denunciados pelo Ministério Público Federal por receberem propinas do valerioduto dizem que estão tranqüilos – José Mentor e Professor Luizinho.
E devem estar mesmo, acredito.
Pois se na Câmara, diante de todo o Brasil e contrariando o relatório final do Conselho de Ética que os condenou à perda do mandato, foram absolvidos, por que haveriam de se preocupar com uma “investigação” interna do PT prevista somente para dezembro, quando ainda têm o precedente de que Delúbio, Silvinho, Genoíno e Dirceu ainda são dos quadros do partido?

O cinismo da nota torna explícitas as duas reações mais utilizadas pela “quadrilha”, doravante assim nominada pelo Procurador Geral da República, diante das denúncias contra seus integrantes: “a guerra de bugios” e o “abraço de afogado”.
Tal evidência se apresenta quando afirma:

"o PT reitera a condenação às práticas inaceitáveis de financiamento de campanha e promiscuidade na relação interpartidária que causaram enormes danos à imagem, ao patrimônio ético, ao ideário socialista e democrático do partido".


Ou seja, imputa à “relação interpartidária” a responsabilidade pelos crimes praticados por seus integrantes, pressupondo que todos eram “puros” antes de se “contaminarem” com os demais partidos.
Ademais qual o sentido de se iniciar uma investigação quando já existe uma pronta, realizada por uma CPMI, acatada e relatada pelo Ministério Público e denunciada à Justiça?

Porventura buscar-se-á resultado diverso daquele já conhecido?

Ou estarão dispostos a prestação do relevante serviço à nação de descobrir novos envolvidos que porventura tenham escapado da inicial?
O Presidente da República, talvez?

Diante disso a percepção que se abstrai da matéria é que se trata de mais uma “bomba-ninja”, a investigação será inócua e que o “show não pode parar”.

8 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como eu disse lá no meu blog, eles não separam o joio do trigo porque já não há mais trigo.

7:39 PM  
Blogger Kafé Roceiro said...

Se Francisco Milani estivesse vivo (O da Zôrra), ele diria com toda certeza:
- Ele acreditou....
Pôxa, Alexandre,
Esse PT é uma vergonha pro nosso país. Creio que corrupção é um problema mundial. Nós sempre tivemos políticos corruptos, mas acho que, no caso do PT é algo inimaginável! Nunca vi coisa igual! As máscaras caem que nem água... Realmente se o Lula for reeleito estamos literalmente "fritos".
Forte abraço,
Kafé.

10:36 PM  
Blogger Da C.I.A. said...

Estes petistas são um barato. Pelo Orkut eu fiz umas três perguntas cabeludas para um vereador que é do P.T. e, por acaso, amigo da família de minha esposa. O cara não gostou nem um pouco, uma assessora dele que é minha amiga tá até de cara feia pra mim.

11:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Alexandre, boa tarde.

Essa certamente é mais uma daqueles momices para a platéia de palhaços. Elles são cínicos demais, como demonstra a nota do partido.

Beijos

2:38 PM  
Blogger Soube said...

- Soube?
- Do quê?
- Deixa Lula perder essa eleição...
- É!
- Aí nós vamos ver caça às bruxas.
- É!

5:16 PM  
Blogger Rose said...

Alexandre,
Se eu fosse Mentor tb estaria muito tranqüila, afinal já se sabe o resultado desta investigação.

Não haverá caça as bruxas agora porque elas tem que estar soltas para angariar votos, concorda?

abraços

6:55 PM  
Blogger Alexandre, The Great said...

Rose, vc está certa na afirmação, e ela qual traduz a canalhice deste partido. Siginifica que TODOS, inclusive o Zé Dirça, estarão "à postos" para "trabalharem" pela reeleição do Macunaíma Gump. Por que não aproveitam e colocam logo o "nosso" Delúbio como "tesoureiro da campanha".
Ao que se sabe ele possui uma "vasta experiência" no assunto.

8:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

E olha que o PT já deve até as calças! rsrs:-)

10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home